Quais são as vantagens de saber inglês no Brasil?

Olá! Hoje vamos falar sobre o papel do inglês no Brasil. Já vimos no post Em qual posição está o Brasil no ranking de proficiência em inglês?  que é muito importante para um país dominar o inglês, pois a proficiência neste idioma propicia muito mais oportunidades de comunicação, de compartilhamento de informações, de parcerias de negócios com outros países e de crescimento do turismo, o que facilita o desenvolvimento do país. Mas para o indivíduo, o brasileiro especificamente, quais seriam as vantagens de ser proficiente em inglês?

Mercado de trabalho

Bem, vamos começar analisando o mercado de trabalho. Vamos dividi-lo em oportunidades em empresas multinacionais e nacionais no Brasil, oportunidades em empresas estrangeiras trabalhando home office ou até mesmo mudando-se para outros países, e oportunidades de trabalho como autônomo.

Vejamos as empresas multinacionais em primeiro lugar. Já por serem multinacionais, ou seja, vindas de outros países, é bastante provável que os responsáveis pela implantação de suas filiais no Brasil não falem a língua portuguesa. Para que a implantação e o desenvolvimento dos negócios funcione, os funcionários da filial deverão ser capazes de se comunicar em inglês para que consigam receber treinamento e possam prestar contas à matriz, portanto, candidatos que não dominem este idioma não seriam considerados para as vagas dessas empresas, ou pelo menos, não para as vagas que teriam contato direto com diretores, gerentes e treinadores da matriz.

Agora, vejamos as empresas nacionais. Apesar de serem nacionais, a maioria das grandes empresas e muitas médias e até pequenas empresas vêem na comunicação com outros países uma boa oportunidade. Umas importam matéria-prima, outras exportam produtos e serviços, outras fazem parcerias com empresas estrangeiras, outras se expandem e abrem filiais em outros países, e etc. Então, apesar de serem empresas nacionais, elas precisam de profissionais que dominem o idioma inglês para suprirem suas necessidades.

Não podemos desconsiderar as oportunidades para trabalhar em empresas internacionais não instaladas no Brasil. Há inúmeras oportunidades em outros países para estrangeiros que tenham uma boa formação profissional, inclusive em países em que o inglês não seja a língua oficial. Você pode muito bem trabalhar em uma empresa alemã ou chinesa, por exemplo, desde que tenha domínio do inglês. Há duas opções neste caso, mudar-se para o outro país ou trabalhar home office, utilizando essa ferramente maravilhosa chamada internet. Porém, sem a fluência em inglês, que é requisito básico neste caso, nada feito.

E por fim, existem os trabalhos autônomos. Designers, tradutores, profissionais de TI, artistas, professores e engenheiros, só para citar alguns, são profissionais que podem trabalhar como autônomos e ter clientes em qualquer país, mas para isso, precisam conseguir se comunicar em inglês.

Como podem ver, em todos os segmentos do mercado de trabalho, saber se comunicar em inglês é essencial. Em uma matéria da InfoMoney (clique aqui para ver), foi publicado o resultado de uma pesquisa da Page Personnel na qual é constatado que “em 10 anos todas as vagas de emprego vão exigir inglês”. Esta é uma consequência do mundo globalizado em que vivemos hoje, e, felizmente, é o inglês a língua do momento, a língua franca que possibilita essa globalização. Felizmente porque, para nós brasileiros, o inglês é um idioma relativamente simples e fácil de se aprender, se comparado a outros. Já pensou se o mandarim ou o japonês fosse a língua franca? Rs.

Estudos

Vamos falar um pouco da área acadêmica agora. Como a maioria das universidades estrangeiras só aceitam estudantes estrangeiros que falem inglês, se você tiver interesse em estudar fora do Brasil, provavelmente vai precisar do inglês. A não ser que você estude em uma universidade internacional que ofereça cursos em português ou em outra língua que você domine.

Mas não é só se você quiser estudar fora que você vai precisar do inglês. Aqui no Brasil mesmo, cursos de pós-graduação exigem uma segunda língua, e o inglês talvez seja a sua melhor opção, já que ela lhe será útil fora do mundo acadêmico também.

Crescimento pessoal 

Coloquei este último tópico sob o título de “crescimento pessoal” porque acredito que tudo o que eu vou citar a seguir está relacionado a isso. Então, vamos lá!

Como você já sabe, sendo a língua franca do momento, o inglês é o idioma da internet.  Atualmente, mais da metade de todo o conteúdo publicado online está em inglês. E o que é mais mágico: não só conteúdo de países de língua inglesa, mas de todos os outros países!

Mas não para por aí. Em todos os ramos, qualquer criador de conteúdo offline, ou seja, fora da internet, que queira que ele seja acessível para além das fronteiras do seu idioma, o publicará em inglês também. Isso vale para livros, revistas, artigos, filmes, e etc. É claro que há a possibilidade de estes materiais serem traduzidos para o seu idioma, mas nem sempre o são, e por vezes você terá acesso a eles somente se conseguir decodificar o inglês.

Outro ponto são as viagens. Ah, viajar! Conhecer outros lugares e poder conversar com pessoas de outras culturas, outros costumes e outras formas de pensar. Viajar nos tira do nosso mundinho e abre os nossos olhos para o que existe além do que já conhecemos. É uma experiência enriquecedora! Porém, sem o domínio do inglês, viajar pode se tornar uma experiência estressante e intimidadora e não tão frutífera quanto poderia ser, pois você não conseguiria se comunicar muito bem.

Todo esse conteúdo e experiências que podemos ter só pelo fato de dominarmos o inglês são sem preço para o nosso crescimento pessoal.

Estamos chegando ao fim deste post. Espero que esta leitura tenha lhe ajudado a entender as vantagens de se saber inglês no Brasil. Ele é um idioma que abre os nossos olhos para tudo o que há para além do nosso idioma, e consequentemente, nos abre portas para as mais diversas oportunidades de trabalho, estudo e crescimento pessoal.

Espero que tenha gostado da leitura!

Um abraço e até a próxima! 😀

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *